Abertura das Olimpíadas Causa Revolta e Perde Patrocínio

Paródia da Santa Ceia cristã é considerada intolerância religiosa. Internautas se revoltam e Olimpíadas perde patrocínio.


Na última sexta-feira (26), aconteceu na cidade Paris, capital da França, o tão aguardado início dos Jogos Olímpicos 2024. O evento, conhecido essencialmente por promover a inclusão e a paz entre as nações, dessa vez, fugiu da regra.

Em um ato inesperado que surpreendeu o público, um grupo de drag queens apareceu no centro do palco recriando o momento em que Jesus Cristo se reúne com seus apóstolos para a última Ceia, antes de sua crucificação e ressurreição. A imagem foi inspirada no quadro de Leonardo Da Vinci, intitulado “A Última Ceia“.

Abertura das Olimpíadas Causa Revolta na Internet

Para responder aos críticos, após as acusações, Thomas Jolly, diretor das abertura deu uma declaração informando que na verdade, a inspiração para o ato foi o deus grego Dionísio, e que sua intenção era retratar um festa pagã.

Contudo, umas das atrizes que participou da encenação, postou um store em seu perfil do Instagram, compartilhando a imagem, e na legenda, escreveu a frase: “New Testament Gay“. O que confirma que a retratação era de fato ao símbolo cristão.

Nas redes sociais, internautas de diversas religiões e políticos demonstraram seu descontentamento com a ideia. Alguns influenciadores cristãos declararam tristeza diante do desrespeito e pediram rezas e orações pela França.

O ator Jonathan Roumie, que interpreta Jesus na série “The Chosen” postou uma imagem da Última Ceia retratada na produção, com a legenda “Yeah… I prefer our version…” que significa “É… Eu prefiro nossa versão…” traduzindo para o português.

Olimpíadas Perde Patrocínio

Em resposta, a companhia C Spire faz uma poublicação no X (antigo Twitter) declarando sua insatisfação com a atitude e informando que iria retirar seu patrocínio dos Jogos Olímpicos 2024: “Ficamos chocados com a zombaria da Última Ceia durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas em Paris. C Spire vai retirar a publicidade das Olimpíadas.


Abertura das Olimpíadas Causa Revolta e Perde Patrocínio (Reprodução/X/@CSpire)

O governador do estado do Mississippi, nos EUA, Tate Reeves apoiou a decisão da empresa e também deu sua declaração sobre o o corrido: “Estou orgulhoso de ver o setor privado do Mississippi tomar [essa] decisão […]. Deus não será zombado.


Abertura das Olimpíadas Causa Revolta e Perde Patrocínio (Reprodução/X/@tatereeves)

Não houve mais retratações da parte do comitê em relação ao episódio. A apresentação indevida divide opiniões e se distancia do objetivo fundamental do evento que acima de tudo, promover o repeito.

Foto Destaque: Imagem da abertura das Olimpíadas 2024 – Imagem de “A Última Ceia”, pintura de Leonardo da Vinci (Reprodução/Instagram)

Share this content:

1 comentário

Publicar comentário