“Afraid”: novo filme de suspense explora medo de IA

O longa explora os limites da convivência humana com a inteligência artificial, destacando os desafios e perigos de uma dependência crescente em tecnologia invasiva.


Nesta quarta-feira (03), a Sony divulgou o trailer de seu novo filme, dirigido e roteirizado por Chris Weitz, que chegará aos cinemas em 30 de agosto. O longa, que anteriormente era conhecido pelo título “They Listen (Eles Escutam)” agora, foi renomeado como “Afraid”. Produzido pela Columbia Pictures em parceria com a Blumhouse Productions, “Afraid” tem como foco o personagem Curtis (interpretado por John Cho) e sua família, escolhidos para testar um assistente digital doméstico inovador chamado AIA. No entanto, a família logo percebe que a AIA pode estar se tornando excessivamente apegada a eles.

“Há algo muito errado…”

Não gosto muito de tê-los em todos os lugares“, comenta a esposa de Curtis (Katherine Waterston) no trailer, referindo-se às inúmeras câmeras e sensores instalados em sua casa. Mais adiante no trailer, Curtis alerta: “Há algo muito errado com a AIA“. E acrescenta: “Saia de casa, agora“.


Assista ao trailer de “Afraid” (Reprodução/YouYube/Sony Pictures Entertainment)

Elenco e Produção

O elenco de “Afraid” também conta com Havana Rose Liu, David Dastmalchian, Lukita Maxwell, Keith Carradine e Riki Lindhome. Chris Weitz, Jason Blum e Andrew Miano são os produtores, enquanto Beatriz Sequeira, Paul O. Davis, Dan Balgoyen e Britta Rowings atuam como produtores executivos.

Chris Weitz é conhecido por dirigir filmes como “Um Grande Garoto” (2002), “A Bússola de Ouro” (2007), “A Saga Crepúsculo: Lua Nova” (2009) e “Operação Final” (2018), estrelado por Oscar Isaac.

John Cho recentemente participou de filmes como “Don’t Make Me Go” (2022), “The Grudge” (2020) e “Searching” (2018), além de atuar em séries de televisão como “The Sympathizer” e “Cowboy Bebop”.

A Blumhouse já havia explorado o tema do medo relacionado à inteligência artificial com o sucesso de 2022, “M3GAN”, que terá uma sequência prevista para junho de 2025 e um spin-off em andamento, intitulado “SOULM8TE”.

Reflexão Sobre IA

Através do suspense e da narrativa envolvente, “Afraid” nos convida a refletir sobre até que ponto estamos dispostos a permitir que a tecnologia penetre em nossas vidas. A crescente presença de assistentes digitais em nossas vidas levanta questões importantes sobre privacidade, segurança e dependência tecnológica.

Em um mundo cada vez mais interconectado e dependente da tecnologia, “Afraid” é um lembrete oportuno da importância de equilibrar inovação com vigilância, garantindo que a nossa relação com a inteligência artificial permaneça sob nosso controle e a serviço do nosso bem-estar.

Foto Destaque: John Cho em cena de “Afraid” (Reprodução/YouYube/Sony Pictures Entertainment)

Share this content:

Publicar comentário