Chuva de Meteoros Passa no Brasil Hoje: Saiba Como Observar
Chuva de Meteoros Persaidas atinge pico e passa pelo Brasil hoje. Centro-Oeste do país consegue melhor ponto de observação.
De acordo com o diretor da instituição de astronomia Plêiades do Sul Clube de Astronomia, Ary Martins, o Brasil está prestes a receber uma das maiores e mais brilhantes chuvas de meteoros do ano. O fenômeno poderá ser visto principalmente no estado de Goiás, na madrugada desta terça-feira (13).
Qual a Importância dessa Chuva de Meteoros?
O astrônomo Ary Martins explica o nome: “Eles têm esse nome porque o radiante, onde a chuva começa, está na constelação de Perseu e é uma das mais famosas”.
Segundo o astrônomo cultural e especialista em astroturismo, Clayton Gúbio essa é uma das principais chuvas do ano, o que torna ainda mais valiosa sua observação: “Ela tem muitos meteoros, muito bonitos e mais brilhantes, o que a torna maior e melhor para ver. É uma das maiores chuvas do ano”, explicou.
Visibilidade em Todo o País
Apesar do estado de Goiás ter o melhor ângulo de observação os outros estados também podem desfrutar dessa maravilha da natureza.
O astrônomo Gúbio explica que embora o radiante esteja em uma constelação do hemisfério norte e a chuva seja mais intensa nos países nórdicos, o fenômeno é tão abundante que pode ser observado em todo o Brasil.
Gúbio também destaca que as condições climáticas do inverno em Goiás são favoráveis para a observação do evento no estado: “Em agosto o céu está aberto, sem possibilidade de chuvas e também estamos em uma fase de lua crescente, que vai se pôr antes da madrugada e não vai ofuscar o brilho dos meteoros”, revelou.
Saiba Como Observar
Segundo os especialistas, a chuva tem sido visível desde 17 de julho, mas o auge do fenômeno ocorre entre as noites de domingo (11) e terça-feira (13).
Martins recomendou que o melhor momento para observar o evento é por volta de 1h30 da madrugada, e também compartilhou algumas dicas para uma melhor visualização: “Quem quiser ver a chuva de meteoros Perseidas deve procurar um local com pouca poluição luminosa [como, postes de luz e casas iluminadas]. Esteja em grupo para poder observar todo o céu, não só para o norte, e, como estamos em uma época de frio, é importante se agasalhar bem”, concluiu o astrônomo.
Foto Destaque: Chuva de Meteoros – Foto Ilustrativa (Reprodução/Carlos Fernandez/Getty Images Embed)
Share this content:
Publicar comentário