Cometa raro pode ser visto no céu através de aplicativo

O cometa 13P/Olbers atingirá seu brilho máximo na noite de hoje e o aplicativo Sky Tonight pode facilitar a visão dos amantes da astronomia.


Neste sábado, dia 6, aqueles que se interessam por astronomia ou têm curiosidade sobre o espaço terão a oportunidade de observar o raro cometa 13P/Olbers, que alcançará seu brilho máximo após o pôr-do-sol de hoje.

Raridade no Céu

Este cometa é visível apenas a cada 69 anos, correspondente ao seu período orbital. Sua última aparição foi em 1956. Neste final de semana, o cometa estará a aproximadamente 280 milhões de km da Terra, atingindo seu “brilho máximo”, segundo os astrônomos. Especialistas garantem que o cometa não representa qualquer ameaça ao nosso planeta, não havendo risco de colisão.

Como Vê o Cometa 13P/Olbers

Para facilitar a visualização do cometa, recomenda-se o uso do aplicativo Sky Tonight. Esse aplicativo permite verificar a posição do cometa no céu e, com a funcionalidade de bússola, ajustar o mapa do céu de acordo com a localização do usuário em tempo real, facilitando a localização do 13P/Olbers. O APP é gratuito e está disponível no Google Play.

Outra forma de assistir a passagem do cometa é utilizando os métodos clássicos. Por causa da intensidade de seu brilho, também será possível observar o cometa utilizando binóculos simples ou telescópios.

Regiões Favoráveis

A melhor visualização do cometa depende da localização do observador. As regiões Nordeste e Norte do Brasil são as mais favoráveis para observar o 13P/Olbers, cerca de duas horas após o pôr do sol, em locais onde o horizonte esteja livre de obstáculos visuais, como edifícios e outras construções. O cometa continuará visível ao longo do mês de julho, alcançando sua menor distância da Terra (72 milhões de km) no dia 20.

Foto Destaque: Imagem do Cometa 13P/Olbers (Reprodução/Dan Bartlett)

Share this content:

Publicar comentário