Starliner Volta Para Terra Hoje Sem Seus Astronautas
Starliner, capsula da Boeing, volta para a Terra hoje, mas seus astronautas continuam “presos” no espaço. NASA transmite pouso ao vivo.
A Boeing Starliner (também conhecida como CST-100) é uma nave espacial em formato de cápsula, desenvolvida pela Boeing em parceria com a Bigelow Aerospace. Ela foi criada como parte da participação dessas empresas no programa de Desenvolvimento de Tripulação Comercial (Commercial Crew Development – CCDev) da NASA.
O objetivo principal da Starliner é realizar o transporte de tripulação para a Estação Espacial Internacional, além de poder atender futuras estações espaciais privadas, como a Estação Espacial Comercial proposta pela Bigelow Aerospace.
Starliner Apresenta Falhas e Astronautas Ficam na ISS
Em sua recente missão, a Starliner apresentou falhas e, por isso, precisará voltar para a Terra sem os astronautas que ela levou para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Suni Williams e Butch Wilmore, astronautas condizidos pela Starliner, permanecem em segurança na ISS.
A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho, para uma missão planejada de 8 dias, marcando o primeiro voo tripulado da Starliner. No entanto, de acordo com a agência, falhas nos propulsores e vazamentos de hélio comprometeram o cronograma previsto.
Bill Nelson, administrador da NASA, afirmou que a escolha de retornar a cápsula da Boeing à Terra sem tripulação “foi resultado de um compromisso com a segurança“.
Pouso Transmitido Pela NASA
O trajeto do retorno para casa começou nesta sexta-feira (6) para uma jornada de aproximadamente 6 horas. O pouso da nave espacial acontecerá por volta de 1h da manhã deste sábado (7), e será transmitido pela NASA ao vivo. A descida deve acontecer de forma suave, com a ajuda de três paraquedas e airbags, no Parque Nacional White Sands, no estado do Novo México (EUA), onde a equipe a aguarda.
A NASA tomou a decisão de utilizar a SpaceX para o retorno dos astronautas, após discussões com a Boeing. Essa escolha de recorrer à SpaceX para trazer a tripulação de volta é considerada uma das mais significativas dos últimos anos.
E os Astronautas, Como Ficam?
Para trazer os astronautas da Starliner de volta para a Terra em segurança, a SpaceX decidiu retirar dois astronautas de sua próxima missão regular, nomeada de Crew-9.
A nave subirá com apenas dois astronautas, ao inés de quatro, como planejado. Sendo assim, quando voltar, terá espaço para trazer os outros dois astronautas da Starliner, que ficaram na ISS.
A missão Crew-9 começa no final de setembro deste ano, e volta para a Terra, com os quatro astronautas, em fevereiro de 2025.
Foto Destaque: Imagem da CST-100 (Reprodução/Paul Hennessy/Anadolu via Getty Images Embed)
Share this content:
Publicar comentário